Marcos Galinari

Minha foto
Blá Filmes // Somos uma produtora que observa e registra o cotidiano. Venha "curtir" nossa fanpage! Fique por dentro dos bastidores e de tudo o que está rolando em nossas produções. http://www.facebook.com/blafilms

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Roteiro de "O capitão dos índios"

Acabo de receber da Ana Lígia Lira, escritora e pesquisadora, o convite para uma grande missão - adaptar para o cinema o seu livro "O capitão dos índios". Uma obra baseada na história de um imigrante português que viveu no Brasil do século XIX.

Manuel Vicente D’anunciação, é um personagem real, fascinante, gigantesco. Sua história é realmente fantástica e rodeada por grandes mistérios.

A transposição de uma obra literária seja ela para o teatro, para a tv ou para o cinema, exige sempre um conhecimento e uma compreensão total de todos esses meios. Uma adaptação seja ela qual for, é sempre problemática – principalmente, porque as características e particularidades de cada um são muitas.

Adaptar uma obra literária é também transportar essa história para um outro universo – uma outra dimensão, pois estamos falando em imagens e todas as possibilidades que o cinema permite e oferece. Dessa maneira, podemos recorrer a flashbacks, embutir uma passagem de tempo ou mesmo uma linha de tempo contínua – o tempo torna-se subjetivo. O cinema te dá isso.

Agora, como ponto de partida para esta jornada, eu diria que primeiro – ter uma compreensão total da obra literária que foi concebida pela Ana Lígia e todas as informações advindas de pesquisas que também cercam toda esta história – que são muitas. Só a partir daí podemos encontrar afinidades entre a obra literária, e, finalmente o roteiro final para o filme.

E é essa essência do livro que eu quero descobrir. Descobrir qual o seu encanto e, a partir daí contá-lo através de imagens.

A história de Manuel Vicente por si só já possui elementos dramáticos suficientes para sustentar toda uma narrativa. Sem esquecer é claro, dos outros personagens, que constituem também pilares importantíssimos dentro da obra e são capazes de nos levar a subtramas paralelas também muito interessantes.

Tenho certeza de que o público deve apreciar esta obra, tanto pela história desse português, como também pelo painel da vida brasileira no século XIX dentro de uma paisagem deslumbrante como é o caso de Pernambuco. É realmente uma história que possui elementos universais capazes de despertar a atenção do grande público.

Um comentário:

Ana Lígia disse...

É emocionante ver o carinho que você devota aos seus trabalhos.Que bom um texto meu ter sido presenteado com a dedicação de um roteirista como você.Minha intuição diz que teremos ótimos resultados.Com as bençãos de Deus.
Ana Lígia.