Marcos Galinari

Minha foto
Blá Filmes // Somos uma produtora que observa e registra o cotidiano. Venha "curtir" nossa fanpage! Fique por dentro dos bastidores e de tudo o que está rolando em nossas produções. http://www.facebook.com/blafilms

terça-feira, 10 de abril de 2007

Brasil Colonial: saga de comerciante português ganha roteiro para cinema


A história do milionário comerciante português Manoel Vicente D'Anunciação, que viveu no Brasil no século 19 e cujos herdeiros travam uma batalha para recuperar a herança, será transformada em roteiro de filme.
O publicitário e roteirista brasileiro Marcos Galinari, 32 anos, aceitou o desafio de transformar a saga do comerciante português, no interior de Pernambuco, numa história que poderá ir às salas de cinema.
"Achei a história fascinante, de um português que veio para o Brasil apenas com a roupa do corpo e que construiu um verdadeiro império, com todos os desdobramentos para um ótimo roteiro de filme", disse o roteirista à Agência Lusa.
"É também uma história cheia de mistérios porque ninguém sabe até hoje o que fazia o comerciante em Portugal e muito menos porque escolheu o longínquo Estado de Pernambuco para imigrar", afirmou.
O roteirista está baseando o seu texto no livro "Sangue, Suor e Riqueza - A história de um mito do agreste e sertão pernambucanos", escrito pela tetraneta do comerciante, a estudante de Filosofia Ana Lígia Lira.
"É uma história do período do Brasil colonial, mas com muitos elementos contemporâneos, como a disputa judicial da família pela herança que se arrasta até aos dias atuais", afirmou Galinari.
Após a conclusão do roteiro, até o fim deste ano, o roteirista planeja apresentar a primeira versão do roteiro do filme a "todos os interessados" em levar a história do comerciante para os cinemas.
SagaManuel Vicente D'Anunciação, cujos herdeiros em Portugal ainda não são conhecidos, desembarcou em 1820 em Recife, então um dos mais movimentados portos da colônia portuguesa.
Logo depois instalou-se a 216 quilômetros de Recife, na distante cidade de Pesqueira, interior de Pernambuco, uma região muito pobre e árida.
Ao longo da sua vida, dedicou-se à exploração de ouro, pedras preciosas e madeira, além do comércio de algodão, cana-de-açúcar, bovinos e escravos.
Quando morreu, em 1889, era um dos homens mais ricos da época, deixando uma fortuna incalculável, entre imóveis, barras de ouro, jóias, ações de uma empresa norte-americana, escravos e muito dinheiro.
A fortuna de Manuel Vicente D'Anunciação teria sido depositada no The London Bank & South America Limited, atual Lloyds Bank PLC, em 13 de junho de 1878, pouco antes de sua morte.
Entre os bens depositados, estavam 150 barras de ouro, no total de 1.537,5 quilos, 314 pedras preciosas, um diamante em bruto com 3,167 quilos, cordões de prata, 20 mil libras esterlinas, crucifixos e colares de ouro.
Batalha judicialDesde 1980, os herdeiros brasileiros do comerciante travam uma das mais longas batalhas judiciais do Estado de Pernambuco para provar a existência do espólio milionário.
Os advogados do banco londrino argumentam, na defesa apresentada no processo judicial, que não foi localizada a suposta ficha do depósito bancário efetuado por Manoel Vicente D'Anunciação.
Em setembro do ano passado, advogados da família do comerciante apresentaram um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não se manifestou sobre o caso.
Terra Magazine

Outros links:
Jornal de Notícias
http://jn.sapo.pt/2007/04/04/ultima/vida_portugues_pode_filme.html

Site UOL
http://diversao.uol.com.br/ultnot/lusa/2007/04/03/ult3680u498.jhtm

Lusa: Agência de Notícias de Portugal
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=7306

8 comentários:

Anônimo disse...

Passei para dizer que também gostei do teu blog, em breve sairá um livro meu... espero leias.

Beijo em ti *

Anônimo disse...

Olá

Obrigada pela tua visita ao meu site.
Deste-me a oportunidade de conhecer o teu e sinceramente gostei.
Voltarei para ler tudo o mais.
Parabéns.
beijo doce

Anônimo disse...

Cara, parabéns por aceitar esse desafio de continuar com a história do comerciante português! Estamos realmente precisando de pessos com fibra de mostrar a realidade nua e crua!
E pensar que esse caso já chegou no STF e nada ainda foi resolvido! São pelo 07 meses de estagnação! É um absurdo cara!

http://www.uninuni.com

E se puder, olha meu blog, ok? Abraços!

Anônimo disse...

Obrigado pelo comentario, o seu blog tb tá mto bom.
Parabens
Susana

Bracken disse...

Olá, Marcos! Temos a mesma profissão e também eu tenho um interesse particular pelo guionismo. Temos de trocar impressões um dia destes.

Um abraço,
Bracken

João Ricardo Lopes disse...

Um abraço, Marcos, aqui do Minho!
Obrigado pelo comentário que deixaste no meu blogue. Vou passar mais vezes pelo teu, para colher novidades do Brasil e dos teus trabalhos!

paulofaraujo disse...

Caro Amigo

Sou o responsável pelo Blog Cineplaneta, agradeço pela sua visita, vou incluir nos links de sites NOTA 10.

um grande abraço

PAULO ARAUJO
CINEPLANETA.COM.BR
PLANETACELULAR.COM.BR

BLOGS
CINEPLANETA.BLOGSPOT.COM
PLANETACELULAR.BLOGSPOT.COM

Anônimo disse...

Olá o meu nome é Sónia da Anunciação (De Portugal)
Sou casada com Luis da Anunciação, gostava de saber se poderemos ajudar em algo neste caso visto pertencermos a uma familia com o mesmo nome do dito comerciante.
e-mail:soniaanunciacao@hotmail.com
gostei imenso do blog
Parabens
Sónia da Anuncação